top of page
Foto do escritorMatheus Brasileiro

Musculação é vida!


Já temos muitas evidências que comprovam os efeitos da atividade física na vida das pessoas. Seja para prevenir ou tratar doenças, é cristalino que a prática sistemática de exercícios resistidos pode colaborar e muito na qualidade de vida das pessoas. Em contrapartida, pessoas inativas podem experimentar diversos eventos deletérios a saúde. Como exemplo disso temos dados que apontam para uma perda de massa muscular de 3% a 8% por década, acompanhada por uma redução na taxa metabólica de repouso e acúmulo de gordura.

Contudo, apenas dez semanas de treinamento de resistência podem aumentar o peso magro em 1,4 kg, elevar a taxa metabólica de repouso em 7% e reduzir o peso de gordura em 1,8 kg. Os benefícios do treinamento de resistência incluem melhora no desempenho físico, controle de movimento, velocidade de caminhada, independência funcional, habilidades cognitivas e autoestima.

Além disso, o treinamento de resistência pode auxiliar na prevenção e no manejo do diabetes tipo 2, reduzindo a gordura visceral, diminuindo o HbA1c, aumentando a densidade do transportador de glicose tipo 4 e melhorando a sensibilidade à insulina. Também pode melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial em repouso, diminuindo o colesterol de lipoproteína de baixa densidade e os triglicerídeos, e aumentando o colesterol de lipoproteína de alta densidade.

O treinamento de resistência pode promover o desenvolvimento ósseo, com estudos mostrando um aumento de 1% a 3% na densidade mineral óssea. Além disso, pode ser eficaz na redução da dor lombar e no alívio do desconforto associado à artrite e fibromialgia, revertendo fatores específicos do envelhecimento nos músculos esqueléticos.

Portanto, com base nesses dados, podemos concluir que existe uma série de benefícios assossiados à prática do exercício físico resistido. A musculação emerge como uma solução excelente para que possamos desfrutar de todos essas vantagens e criar um ambiente propício para que tenhamos, associados à outros fatores, uma melhor qualidade de vida.



Fonte: Westcott WL. Resistance training is medicine: effects of strength training on health. Curr Sports Med Rep. 2012 Jul-Aug;11(4):209-16. doi: 10.1249/JSR.0b013e31825dabb8. PMID: 22777332.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page